Qual o melhor: Fies ou Educa Mais Brasil? Descubra agora!

By | June 25, 2021

Dentre os tipos de cursos que alguém pode escolher, um dos mais famosos é o que está ligado ao Educa Mais Brasil. Geralmente com eles os estudantes conseguem uma boa base de aprendizado para o futuro.

O Fies, por sua vez, é um programa de financiamento estudantil previsto em lei que facilita a entrada de diversos estudantes nas mais diversas universidades do Brasil, uma opção que deve ser bem considerada, porque representa ótimos ganhos para quem deseja fazer estar em uma faculdade o quanto antes, mas ainda não possui verba suficiente.

Aqui vamos fazer um comparativo simples entre os dois programas, e ver qual é o mais vantajoso, mostrando que no final, é possível trabalhar com os dois ao mesmo tempo, sem nenhum problema, mas vamos ao que interessa!

Educa Mais Brasil e Fies: o lado financeiro

Dentre as universidades que podem ser escolhidas é importante que tenha noção da capacidade que cada programa possui para cada uma. Primeiramente, leve em consideração a complexidade de um programa como o Educa Mais Brasil, que oferece diversas bolsas para estudantes, estas podem chegar até mesmo a 70%, ou seja, um desconto que fará com que o aluno pague apenas 30%.

Fies ou Educa Mais Brasil?

Por outro lado, no Fies o aluno não precisa gastar nada, no entanto, não é uma bolsa, e todo o valor acumulado das mensalidades da faculdade serão cobrados em algum momento depois.

Então, no lado financeiro e de planejamento, mais vale apostar no Educa Mais.

Análise de opções

Apesar do Educa Mais Brasil poder oferecer vagas para mais de 30 mil universidades brasileiras, o Fies acaba ganhando nesse quesito porque oferece vagas na maioria das faculdades.

Nessa questão ele acaba ganhando, mas é importante que tenha noção do curso desejado, caso seja possível fazer ele com alguma bolsa, opte pelo Educa mais.

As opções nas duas modalidades oferecem cursos para todos o país, por esse motivo, caso deseje ir para longe do país, isto é completamente possível. Considerando o lado financeiro como o principal ponto a ser destacado, nada melhor do que trabalhar com ele durante suas opções.

É possível utilizar o Educa Mais juntamente com o Fies?

Sim! Essa é uma das possibilidades mais marcantes para estudantes, principalmente aqueles que possuem baixa renda. De forma simples, fica claro que em certos momentos é possível ganhar alguns benefícios com a utilização deles de maneira justa e vamos explicar a seguir como pode ser feito isto.

Primeiramente, se consegue uma bolsa de estudos com o Educa Mais, no entanto, é claro que ela não será de 100%, por esse motivo você pode contratar o Fies para terminar o pagamento.

Em outras palavras, conseguirá um bom valor pela faculdade e ainda poderá pagar ela apenas depois de concluir o curso. Se possível, tente conseguir com o financiamento, juros zeros, caso não seja possível, esteja ciente do valor que pagará durante cada mês.

Geralmente a taxa de juros do Fies pode chegar a 3,4% ao ano.

Educa Mais Brasil e suas bolsas

É importante que a pessoa que optar pelo Educa Mais Brasil, tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio, dependendo da nota tirada, poderá escolher o curso desejado ou não.

educa mais brasil portal do aluno

Deve ser bem pensado o processo, muitos não desejam pagar nem mesmo 30% da faculdade, porque não possuem condições para isto, nesse caso, tanto o Fies como o Prouni podem te ajudar nisto!


De toda forma, quando falamos de aprendizado o melhor caminho é aquele que te deixe satisfeito, na maior parte do tempo estudantes estão a procura do curso dos sonhos. Pode-se notar isto quando observamos cursos muito concorridos no mercado, como é o caso da medicina.

Isso prova que nem sempre é válido apenas entrar na faculdade, as pessoas buscam aquele curso que as fará se sentir bem, por mais difícil que seja. Então, para estes, poder contar com programas que facilitem sua entrada em grandes universidades é algo muito importante.

Seja o Fies, o Educa Mais Brasil, o Prouni, oque mais importa é como a pessoa que os selecionou se comportará com as possibilidades que tem. O mercado estar sempre a procura de novos profissionais, então possuir uma formação é algo que muda completamente a visão de empresas quanto a você.