Fies ou Prouni, qual o melhor?

By | June 10, 2021

O financiamento estudantil (Prouni e Fies) se mostrou uma excelente forma de conseguir algo. Na maior parte do tempo as pessoas o escolhem por representar a oportunidade de entrar nas melhores faculdades brasileiras. É uma forma de mudar completamente de vida, trazendo tranquilidade para que o estudante faça sua faculdade normalmente e apenas após o seu final, consiga pagar.

O programa universidade para todos é uma forma simples de conseguir ganhar bolsas de estudos de até 100% para uma grande quantidade de faculdades. É uma opção para estudantes que não possuem condições de pagar a universidade, mesmo em muito tempo depois.

Olhando por esse lado, os dois programas realmente parecem ser boas opção, e de fato são. Na maior parte dos casos eles conseguem levar educação para diversos estudantes, e ligar a universidade de todo o Brasil a uma pessoa apenas. Mas já se perguntou qual a melhor opção para você? Bem, agora vamos ver as vantagens de cada um e porque escolher algum em específico.

FIES e Prouni: qual o melhor para educação?

Afinal, nada é mais importante nesses programas do que levar educação a diversas pessoas ao mesmo tempo. Ter em mente isto é algo fundamental para entender melhor o funcionamento desses dois sistemas.

O Fies tenta ligar de maneira rápida o aluno a certa escola, independentemente de ela oferecer uma bolsa ou não. O processo acaba gerando mais opções para o estudante, que pode escolher faculdades que sejam excelentes no curso desejado.

Fies

Por outro lado, o Prouni ligará uma pessoa à faculdade apenas se ela possuir estruturas e vontade de oferecer bolsas. Apesar de ser uma boa opção, pode acontecer de alguém não gostar dos cursos oferecidos, nesse caso, procura-se algum sistema com mais opções, que é o caso do FIES. Então não há um melhor sistema, cada indivíduo deve decidir o que é melhor.

Qual o sistema mais barato?

Bem, é claro que se tratando de valor absoluto o PROUNI acaba ganhando mais destaque por apresentar certas facilidades e melhorias nos valores de diversas instituições, afinal, é um programa que envolve a obtenção de bolsas.

O FIES é um financiamento, será necessário pagar o fies boleto no futuro, porém, enquanto estiver fazendo a faculdade isso não será necessário. Em alguns casos é possível obter até mesmo juros zero.

Sim! O financiamento estudantil possui juros, apesar de em certos casos acontecer de maneira gratuita. A verdade é que para tornar processos mais rápidos o Fies é uma boa opção, porque não é burocrático e em alguns casos pode começar a pagar apenas depois de conseguir um bom emprego!

Da variedade de instituições

Neste ponto, por incrível que pareça, há uma espécie de empate. Primeiramente, o FIES, apesar de possuir uma grande quantidade de instituições preparadas para atender quem deseja, acaba sendo semelhante ao Prouni.

A questão é que no Prouni nem sempre se consegue uma bolsa de 100% e muitos estudantes o que mais buscam é isto. Considerando, no entanto, a quantidade de instituições que oferecem bolsas de pelo menos 50% os números aumentam bastante.

No final, a variação não é o verdadeiro problemas, a questão final é que certas universidades não são aceitas pelos Prouni, fazendo com que seja necessário gastar dinheiro com elas, aí, neste caso o programa universidade para todos pode ser mais útil.

Afinal, qual é a melhor opção? Prouni ou Fies?

Então, essa comparação mostrou que nem sempre é possível fazer algo que tenha 100% de vantagens, nem 100% de desvantagens. Na maior parte dos casos, quando o assunto é escolher seu caminho como estudante, é importante saber como trabalhar com a grande quantidade de ações que podem ser tomadas.

Na maior parte do tempo é possível observar que as pessoas tendem a buscar bolsas de estudos ao invés de financiamentos, mas nem sempre isto é o que esses estudantes desejam e por isso o financiamento existe.

Sim! Não pagar nada é bom, mas pagar por uma universidade que realmente gostaria de estar pode ser uma opção ainda melhor, fique atento a isto porque dependendo de onde escolher estudar, a opção de Prouni, Sisu ou outros podem estar indisponíveis. Para não ficar sem dinheiro com o pagamento, nada melhor do que utilizar o que foi dito aqui!