AlfaSol       Programas       Participe       Parceiros       Notícias
1
Título
ALFABETIZAÇÃO INICIAL DE JOVENS E ADULTOS
Resumo

A AlfaSol atua desde 1997 nos municípios brasileiros com os maiores índices de analfabetismo, indicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos (ou bolsões de pobreza de municípios de IDH médio e alto), com o objetivo de reduzir os altos índices de analfabetismo que ainda vigoram no Brasil e no mundo.

A combinação destes índices é encontrada, principalmente, nas áreas rurais do Norte e Nordeste do Brasil, consideradas as regiões de grande dificuldade de acesso ao ensino e, portanto, foco primordial de nossa atuação.

Definimos como missão a ampliação da oferta de educação para os jovens e adultos por considerarmos esta ação imprescindível na inversão dos indicadores sociais no Brasil e no mundo. O analfabetismo está atrelado aos demais indicadores da desigualdade social e condena gerações de jovens e adultos à negação do direito fundamental de expressão e transformação de sua vida pessoal e comunitária.

O jovem e o adulto egressos das salas da AlfaSol, mais do que prontos para a continuidade de seu processo de escolarização, são ativos na mobilização de suas comunidades em torno do direito de todos ao acesso à educação. Invertem índices e apropriam-se dos saberes acumulados pela sociedade para a reescrita de sua história.

Ações

Projeto Grandes Centros Urbanos - PGCU
Este projeto foi criado com o objetivo de identificar e atender a população com pouca ou nenhuma escolarização acima de 15 anos, moradora dos grandes centros urbanos e excluída das políticas públicas educacionais. Também aqui a estrutura de seleção e capacitação de potenciais alfabetizadores está inserida no contexto sócio-cultural em que se encontra o aluno.

As Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas no atendimento às regiões metropolitanas desenvolvem Projeto Político-Pedagógico específico para este público, atentando para a especificidade do atendimento à população analfabeta residente em ambiente social fortemente estruturado em bases letradas.

Projeto Nacional
O objetivo deste projeto é oferecer curso de alfabetização inicial a jovens e adultos com pouca ou nenhuma escolarização que estão excluídos de políticas públicas educacionais específicas e, assim, contribuir para a redução dos índices de analfabetismo nos municípios brasileiros com maior incidência estatística e ampliar a oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Temos hoje, no País, um grande contingente de pessoas com 15 anos ou mais pouco escolarizadas, espalhadas por todas as regiões brasileiras. Elas são encontradas em comunidades rurais distantes no interior do Nordeste, em populações ribeirinhas semi-isoladas no Norte, em comunidades do semi-árido situadas ao norte da região Sudeste e nas periferias das metrópoles brasileiras.

O modelo de atendimento desenvolvido pela AlfaSol trabalha com alfabetizadores locais e inova ao levar IES aos pontos mais distantes e excluídos das políticas públicas educacionais, promovendo a inclusão e a ampliação do nível de escolarização global das comunidades atendidas.

A atuação dentro do Projeto Nacional começa com a identificação e articulação dos diferentes sujeitos sociais, em prol da redução dos índices de analfabetismo nos municípios brasileiros. São parceiros neste trabalho empresas, governos e pessoas físicas, Instituições de Ensino Superior que desenvolvem Projeto Político-Pedagógico direcionado à seleção e capacitação continuada de moradores para atuarem como alfabetizadores locais, e gestores municipais identificados com o projeto de inclusão educacional proposto.

Projeto Ver
Tendo como público-alvo jovens e adultos a partir de 15 anos de idade residentes em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e excluídos do sistema de ensino formal, cotidianamente somos chamados a interagir com problemáticas sociais de diferentes dimensões.

A baixa acuidade visual de grande parcela da população atendida pela instituição é um fenômeno bastante comum e fator determinante na construção do perfil dos alunos. Detectamos que a dificuldade de acesso à saúde pública, especificamente de acompanhamento oftalmológico, a ausência de recursos para adquirir óculos, quando necessário, a idade avançada de diversos alunos aliada a trabalhos de longa jornada diária e, em muitos casos, insalubres, produzem como resultado imediato a redução da capacidade visual dos alunos e o consequente comprometimento da capacidade de participação efetiva na totalidade de atividades propostas no processo de aprendizagem.

A dificuldade de visão é apontada nos municípios atendidos pela AlfaSol como principal causa de evasão dos alunos. Extensivamente o potencial de socialização destes sujeitos é igualmente comprometido, constituindo fator de prejuízo à sua qualidade de vida.

A partir deste contexto, nasceu em 2001 o Projeto Ver, com o objetivo de distribuir, gratuitamente, óculos aos alunos do curso da AlfaSol com baixa acuidade visual, ampliando sua qualidade de vida e reduzindo o grau de dificuldade no desenvolvimento de seu processo de aprendizagem. Este projeto conta com a participação de vários parceiros.

AlfaSol Participe
Programas
Fale conosco Parceiros
Notícias

Histórias de vida

Licitações

IES / Municípios