AlfaSol       Programas       Participe       Parceiros       Notícias
A aula fora da caixa

As aulas do curso de Práticas Bancárias do programa Educação Profissional, realizado em parceria com o HSBC, estão a todo vapor; envolvendo os alunos não somente no universo de conteúdos propostos, mas também no desenvolvimento do processo de aprendizagem, o qual a participação deles é de suma importância dentro da metodologia utilizada.          

 

Com isso, em meados de abril, como parte do cronograma de atividades do programa, os alunos vivenciaram uma aula diferente, a fim de ampliar o conceito de ambiente de aprendizagem para além da sala de aula, e estimulá-los a pensar fora dos padrões pré estabelecidos; as turmas fizeram uma visita técnica ao Museu da Caixa Econômica Federal para conhecer um pouco mais a fundo a história do sistema financeiro do país e outras curiosidades acerca desse universo que estão começando a se familiarizar.

 

A partir dessa aula, para testar o quanto se apropriaram das informações que estudaram na visita técnica, os alunos tiveram a ideia de organizar um jogo de perguntas e respostas, envolvendo a turma da manhã e da tarde. “Eles que estruturaram toda essa aula de hoje. Será uma atividade na quadra, como uma competição de conhecimento entre as turmas”, conta o educador Emerson da Silva Anunciação, ele explica que os alunos elaboraram diversas perguntas, abordando assuntos que aprenderam durante a visita; “eu fiquei com a missão de ler as questões em voz alta. Quando eu finalizar a leitura da pergunta, o representante de cada turma corre até o outro lado da quadra para tocar um sino; o primeiro a fazê-lo, ganha o direito de resposta para sua turma, caso errem, o outro grupo é quem responde”, conta.

 

A atividade aconteceu na quadra da Fundação Julita, instituição parceira da AlfaSol desde 2013, e que atualmente recebe duas turmas do Educação Profissional. Mesmo realizada no período da manhã, a aula engajou praticamente todos a participarem, inclusive os que estudam no período da tarde. “Essa atividade nos uniu por meio do conhecimento, gosto muito de trabalhar em grupo”, afirma Eric Thiago Araújo Dias, um dos alunos da turma que ganhou a atividade. “Na verdade todo mundo saiu vencedor. Haviam dois times, mas todos participaram, planejaram as questões, discutiram as respostas, eu achei muito bom, a gente consegue captar melhor o conteúdo assim”, conta.

 

Além de se divertirem bastante, os alunos se surpreenderam com o quanto já sabiam sobre o universo bancário, como por exemplo, o ano que foi lançado o primeiro cartão de crédito, as diferentes razões que causam devolução de cheque, ou mesmo quem doou o capital inicial para abertura da Caixa Econômica. O Jovem José Lucas Rodrigues, que ainda está na escola, relata que participa e tem maior engajamento nas aulas do curso, e atribui isso à metodologia. “Na escola é diferente, não podemos fazer muita coisa, você é repreendido se dá uma opinião, aqui a gente conversa bastante com o professor, tem espaço pra falar, eu me sinto mais livre”, conclui.

 

texto e fotos: Thiago Peixoto

AlfaSol Participe
Programas
Fale conosco Parceiros
Notícias

Histórias de vida

Licitações

IES / Municípios