AlfaSol       Programas       Participe       Parceiros       Notícias
Os sonhos começam a brilhar no Horizonte, Ceará

Mais uma turma de Alfabetização de Jovens e Adultos da AlfaSol chegou ao encerramento, dessa vez foram 69 alunos na cidade de Horizonte, atendidos em parceria com a FORD, no Ceará.

 

O programa atende pessoas com pouca ou nenhuma escolaridade e que foram excluídas do processo educacional. Na turma, 39,7% dos alunos nunca havia freqüentado a escola e, devido ao trabalho, não tiveram oportunidade de estudar.

 

Para esse público, retornar às salas de aula é um desafio grande, não só nos aspectos afetivos e motivacionais mas também nos cognitivos e conceituais. “Os alunos precisam ser acolhidos de forma que permaneçam em sala de aula, valorizando suas individualidades, seus conhecimentos, experiências, as suas formas de expressão, cultura e trabalho. E as metodologias usadas precisam alimentar constantemente esse desejo de aprender, proporcionando um ensino comprometido com aprendizagens significativas, que realmente façam parte das suas vidas, necessidades e anseios”, destaca Maristela Miranda Barbara, Diretora da AlfaSol.

 

Os alunos atendidos pelo projeto têm idade entre 15 e 76 anos, sendo a maioria entre 30 e 40 anos e do sexo feminino, incluindo trabalhadores rurais, trabalhadores urbanos, aposentados e desempregados. “Para a Ford, é uma satisfação apoiar esse projeto que representa o primeiro e decisivo passo no processo de aprendizagem, com um aspecto muito forte de inclusão social”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. “Ele faz parte da visão social da Ford, de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa está presente.”

 

Fotos: divulgação

AlfaSol Participe
Programas
Fale conosco Parceiros
Notícias

Histórias de vida

Licitações

IES / Municípios