AlfaSol       Programas       Participe       Parceiros       Notícias
É tempo de celebrar e semear as conquistas de amanhã

Após tantos acontecimentos, o ano de 2014 chega ao fim!  Foi um período de intenso trabalho e importantes realizações, que nos orgulham e trazem a consciência de que este ano foi especial, pelas novas experiências e pela motivação e energia para receber 2015.

 

Falando de números, em 2014 aproximadamente 1500 jovens passaram por nossos cursos de educação profissional; cerca de 5 mil jovens e adultos puderam ampliar seu letramento nas nossas ações no âmbito da alfabetização; e mais de 4 mil alunos de escolas públicas vivenciaram a educação básica articulada ao mundo do trabalho, nos nossos programas de EJA-PRO. Além disso, mais de 400 professores e gestores puderam refletir sobre a EJA que queremos, e aprofundar seus conhecimentos e ações para a Educação de Jovens e Adultos em todas as formações realizadas; 499 professores e alunos universitários puderam trocar conhecimentos com 27 comunidades, trazendo conhecimento, renda e desenvolvimento a esses territórios.

 

Mais relevante do que socializar os números de atendimento, é importante ressaltar as vidas que estão por traz deles. Vidas que foram impactadas por nossas ações a partir da singularidade de cada uma delas, tais como a das garotas do Parque Residencial Cocaia, Milena, Mariana e Ângela, que criaram um projeto para contar em um livro a história do bairro onde nasceram; ou a do Robson, jovem que depois de passar por duas turmas do Educação Profissional como educando, é agora educador no CCA do Jardim Caiçara; ou ainda a história do poeta Francisco, que nas aulas de alfabetização no canteiro de obras, conseguiu passar para a linguagem escrita os seus poemas, que até então só estavam na sua  cabeça; tem também a história da dona Expedita, que aos 83 anos realizou o sonho de ler; já os cooperados da PRO-CREP conseguiram incrementar suas rendas familiares, por meio do Programa UniSol.

 

Essas são apenas algumas das diversas histórias que pudemos, de alguma forma, participar e contribuir por meio dos programas realizados em 2014. No entanto, para que cada um dos programas fosse concretizado, mobilizamos uma grande rede com diversas e importantes parcerias, fundamentais para realização desses sonhos.  Uma rede composta por uma equipe de educadores comprometidos com a educação, pessoas que dão suporte operacional cotidianamente, se empenhando para garantir as condições de execução de todas as ações, instituições que cederam seu espaço para receber nossas turmas, inúmeras empresas parceiras que acreditam na transformação social, e o Poder Público Municipal de diferentes lugares, que alocaram os recursos e o empenho que possibilitaram concretizar cada uma das ações. A todos agradecemos por esta caminhada conjunta - foram essenciais nessa empreitada.

 

É motivo de orgulho para nós perceber o quanto foi feito esse ano, ao mesmo tempo, nos traz a percepção de que há muito ainda por fazer. Acreditamos que, assim como tem sido até aqui, esta poderosa rede de parceiros vai nos levar a percorrer caminhos significativos nos dias que virão pela frente.

 

Que venha 2015! Já arregaçamos as mangas, e estamos aguardando com um sorriso no rosto e os braços abertos.

 

Desejamos a todos os parceiros e amigos que de alguma forma estiveram envolvidos com nossas conquistas, bons momentos de descanso e celebração.

 

Sigamos juntos!

 

Foto 1: Raíssa Capasso/AfaSol | Foto2: Thiago Peixoto/AlfaSol | Foto3: Bruno Novelli/AlfaSol

AlfaSol Participe
Programas
Fale conosco Parceiros
Notícias

Histórias de vida

Licitações

IES / Municípios