AlfaSol       Programas       Participe       Parceiros       Notícias
1
Título
INCENTIVO À LEITURA
Resumo
A leitura é um processo de contínuo aprendizado, ajuda a desenvolver a reflexão e o espírito crítico e é fonte inesgotável de temas para melhor compreender a si e ao mundo. Alguém acostumado a ler sabe onde buscar respostas para suas dúvidas e como se atualizar. O ato de decifrar ou interpretar bem o sentido das coisas ajuda a formar seres pensantes, preparados para a vida.

O Programa de Incentivo à Leitura é importante ferramenta de inclusão social. Ele possibilita a ampliação do acesso aos diferenciados portadores de texto. Através da cultura da leitura, que o programa desenvolve nas salas e comunidades atendidas, é possível ampliar a capacidade de representação e comunicação de histórias pessoais e coletivas.

O Programa agrega também diferentes abordagens ao processo de formação do alfabetizador assim como à sua prática pedagógica, incorporando quadros referenciais (acervos, periódicos, etc.) que facilitam o processo de transposição para a sala de aula dos princípios socializados nas diferentes ações de capacitação continuada.

Ações

Formação de Acervos
Tem por objetivo ampliar o acesso ao livro incentivando a formação e conservação de acervo bibliográfico nas comunidades a partir da doação de acervo básico. Visa ainda capacitar alfabetizadores no planejamento pedagógico do uso da leitura para a formação de novos leitores, mostrando as possibilidades de utilização dos acervos.

Extensivamente promove ações de preservação do patrimônio cultural das comunidades atendidas a partir da socialização de acervos locais e incentivo ao registro escrito de saberes transmitidos oralmente de geração a geração.

Para esta ação a AlfaSol desenvolveu os seguintes passos:
• Juntamente com as Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras, selecionamos acervo básico composto por livros indicados pela Fundação Nacional do Livro e complementado por títulos específicos e significativos da cultura dos municípios.
• Nas capacitações as IES orientam os coordenadores de leitura quanto à utilização, circulação entre as salas, conservação das obras e formas de registro de empréstimo.
• O Programa também incentiva e mobiliza recursos viabilizando a formação e distribuição de acervo aos municípios.

Bibliotecas itinerantes
A biblioteca é um espaço privilegiado de interação, expressão e reflexão acerca das práticas sócio-culturais. É também um local de formação de leitores e práticas vivenciadas a partir da mediação prazerosa da leitura. Entretanto, a ausência de bibliotecas ou a sua fraca presença na maioria das comunidades brasileiras motivou a AlfaSol a implantar este serviço de forma itinerante.

Uma atividade de extensão cuja finalidade é propiciar o acesso aos livros e a outros materiais de leitura a comunidades não atendidas por efetivos serviços bibliotecários. Esta ação funciona como um agente que vai suscitar o interesse pela leitura, criando uma frente provocativa de demanda.

O acervo circula pelas regiões mais distantes da zona central dos municípios atendidos pela ação por meio de caixas-estantes, contendo acervo básico com livros indicados pela Fundação Nacional do Livro e outros indicados pela IES atuante no município a partir de pesquisa de acervo de cultura local realizada na comunidade.

O transporte da caixa-estante é realizado por veículo preferencialmente da Secretaria Municipal de Educação, sem necessidade de adaptação. O coordenador de Leitura, capacitado pela IES parceira, acompanha todas as ações vinculadas à Biblioteca Itinerante.

Práticas Leitoras
Favorecer a prática da leitura no processo de formação continuada de alfabetizadores e da aprendizagem de jovens e adultos, através da organização de hemeroteca, leituras individuais e coletivas é o objetivo desta ação.

Para isto, desenvolvemos juntamente com as IES parceiras, atividades direcionadas à ampliação do contato de alfabetizadores e alunos com diferentes práticas e portadores de texto.

A construção de ambiente favorável à “prática leitora” visa:
• Possibilitar a leitura crítica da mídia.
• Dessacralizar o texto impresso.
• Conferir historicidade ao conhecimento.
• Trabalho com diferentes gêneros de texto.

Para desenvolver esta ação são sugeridos os seguintes passos:
• Assinatura de revista especializada em educação, com o objetivo de subsidiar, atualizar métodos e abordagens e ampliar ações formativas. As IES contextualizam os conteúdos, ampliam as abordagens propostas e incluem os alfabetizadores na discussão dos grandes temas da área de educação.
• Assinatura de jornais, de preferência locais, como forma de apresentar aos alfabetizadores as várias possibilidades de utilização de veículo como instrumento de expressão e comunicação de história e ideias, favorecendo:
. A utilização da linguagem escrita a partir de textos que tratam da realidade. 
. A ampliação do debate acerca dos acontecimentos e seus reflexos na coletividade.
. O entendimento da notícia como gênero do discurso.

No que se refere à capacitação continuada do alfabetizador, a ação visa:
• Ampliar as atividades direcionadas à formação em médio e longo prazo de leitores e escritores competentes.
• Enfatizar o uso do jornal e outros periódicos como ferramenta educacional e instrumento de leitura crítica do mundo.
• Ampliar o contato com a linguagem jornalística.

AlfaSol Participe
Programas
Fale conosco Parceiros
Notícias

Histórias de vida

Licitações

IES / Municípios